quinta-feira, 29 de julho de 2010

Educação e Tecnologia

A tecnologia numa Perspectiva Histórico Cultural

O conhecimento compreendido como produção histórico-cultural próprio das relações sociais sistematizado e entendido como processo socio-cultural, oferece uma concepção de que as tecnologias são sínteses produzidas nos diferentes momentos históricos da sociedade.
O conhecimento é patrimonio cultural  coletivo da humanidade que se dá a partir de diferentes linguagens, que são formas simbolicas de mediação materializadas nas interações socio-culturais.
 Vygotski (1984) afirma  que a palavra é o microcosmo da consciência.
As transformações das relações socio-economicas e culturais se dão através das comunicações.
Segunco Marx "a tecnologia revela o modo de proceder do homem com a natureza, o processo imediato de produção de sua vida material e assim elucida as condições de sua vida social e as concepções mentais que dela decorrem.
As produções tecnologicas foram evoluindo com o passar do tempo.
O uso da tecnologia na educação porcionaram novas relações de trabalho pedagogicoque através da mediação do professor oportuniza a melhoria da qualidade social da educação.
É fundamental que a escola, o professor, e o aluno tenham clareza de quais são os fins ou os motivos da atividade de ensino  e de aprendizagem contextualizem seus objetivos, definem as ações e procedimentos necessários para a consecução desses fins e considerem os objetos ou recursos disponiveis (tecnologia) para o trabalho escolar, partindo de uma análise critica da realidade, criando-se condiçoes para a formação da consciencia critica comprometida com a transformação da sociedade.

Um comentário:

  1. Que bom garotas, vocês superaram o medo do computador e se saíram muito bem, parebéns e continuem refletindo sobre a importancia das novas tecnologias pa ensinar.bjo

    ResponderExcluir